Plano de Negócios – Mercado alvo

Olá!! Conforme combinamos estamos aqui para tratar de outros itens relacionados no sumario sugerido, no qual já apresentamos uma breve descrição do empreendimento e suas características, que trata da História do Projeto.

Descrevemos como organizar a descrição do produto ou serviço e como realizar uma análise do público Alvo. Agora iremos desenvolver os itens mercado e concorrência.

Ambos os itens necessitará de uma análise do setor no qual se deseja atuar, de forma que a marca consiga se posicionar com facilidade não correndo o risco de ser substituída rapidamente por outro serviço ou produto similar.

Qual a importância de fazer um estudo de mercado?

Para quem quer aumentar as chances do seu negócio dar certo, eu diria que esse passo é indispensável!

Através do estudo de mercado você conhece o tamanho estimado do seu público, quais os principais segmentos, como é a concorrência, os desafios, as oportunidades e até o comportamento de compra dos potenciais consumidores. Ter acesso a todas essas informações permite que você consiga criar uma estratégia de ação como próximo passo, seja expandir sua empresa, ou criar um negócio.

O estudo de mercado feito de forma adequada irá prover uma visão ampla do nicho (Setor de atuação) desejado, incluindo também informações sobre as condutas recomendadas, regras e leis específicas. Preparando o empreendedor para trilhar o melhor caminho para o sucesso.

Quando você busca aprender mais sobre seus potenciais clientes, passa a conhecer suas necessidades, seu jeito de pensar e agir. Além de encontrar informações sobre seus concorrentes e como os clientes os enxergam. O conhecimento adquirido através do estudo de mercado permite que você use tudo isso a seu favor, escolhendo um lugar na mente dos seus consumidores que ainda não foi ocupado por seus concorrentes.

Mercado alvo

O processo de segmentação é o primeiro item de um estudo de mercado porque certamente você não irá vender um produto ou serviço que atenda às expectativas do mercado como um todo. Por isso a importância de segmentar, entender para qual público seu produto se destina e principalmente, criar uma persona para a sua empresa.

No entanto se você deseja fazer sucesso em um mercado consumidor extremamente competitivo, o segredo é procurar seu lugar em um seguimento de mercado, com indivíduos que possuem necessidades e desejos bastante semelhantes entre si mas diferentes dos demais níveis.
Grandes (e competitivos!) mercados facilmente suportam milhares e milhares de empreendedores. Dependendo seu mercado de atuação, você precisa optar por dividi-lo em diversos segmentos, especialmente se os concorrentes já adotam essa postura.

Os critérios mais comuns de segmentação são:

Segmentação geográfica: seu público está no Brasil? Em que estado? Cidade? Ou até mesmo apenas em um bairro?

Segmentação demográfica: inclui características como idade, sexo, classe social, profissão, grau de instrução, religião, raça, nacionalidade e tamanho da família;

Segmentação psicográfica: como é o estilo de vida, a personalidade e valores das pessoas com quem você vai se comunicar. Muitas vezes dentro de uma segmentação demográfica encontramos diversas subdivisões por características;

Segmentação comportamental: relacionados ao comportamento com relação a um produto ou a seu conteúdo. O quanto seu público conhece do assunto que você escreve, onde procuram por essas informações conhecimentos, sua atitude, uso e resposta a um produto ou serviço.

Necessidades do mercado

Você sabe porque os seus clientes compram ou deveriam comprar seus produtos ao invés de ir correndo para as ofertas dos seus concorrentes?

Identificar as reais necessidades do mercado, que muitas vezes vão além daquilo que os clientes declaram, será fator decisivo na hora de você montar a sua estratégia de posicionamento e de criar a sua proposta de valor, itens que tornarão a sua marca, única. Mas além de ser única e original, lembre-se que ela precisa ocupar aquele lugar especial na mente do cliente. E se você sabe o que ele deseja, esse trabalho se torna infinitamente mais fácil.

Ao fazer ser estudo de mercado e procurar identificar as necessidades do público, procure focar naquelas que seus concorrentes não estão prestando atenção.

A Concorrência

Parte importante do estudo de mercado é avaliar seus concorrentes. Afinal você precisa apresentar algo melhor ou diferente daquilo que já está sendo feito se quiser se destacar no seu seguimento de mercado.

Em primeiro lugar você precisa saber que poucos seguimentos possuem baixa concorrência. Isso pode ser bom, mas não garante que um seguimento de mercado muito pequeno seja uma boa escolha. Pode ter efeito contrário. Se não há muitos negócios, ou até mesmo nenhum, nesse setor ou nível as chances dele não ser lucrativo são muito altas.

Partindo do princípio que você terá concorrentes, pesquise sobre os principais do mercado e sua estratégia de posicionamento, bem como suas forças e fraquezas.

Quando for fazer seu estudo de mercado, essas são as informações essenciais que você não pode ignorar sobre seus concorrentes:

 Estratégia de Posicionamento
 Proposta de valor
 Forças
 Fraquezas
 Portfólio de produtos e serviços
 Relação qualidade x preço de produtos e serviços

Você consegue descobrir todas essas informações apenas acessando ao site e redes sociais de seus concorrentes.

Além de saber quem são os concorrentes, deve-se entender:

  1. Como eles trabalham;
  2. Quais são os seus pontos fortes e negativos;
  3. Quais canais utilizam para fazer o atendimento aos clientes;
  4. Qual é a margem de lucro dos produtos ou dos serviços que oferecem;
    etc.

Autora: Andreia Motta Ferrão.

Caso você tenha interesse em se aprofundar mais no tema, seguem
links que podem ajudar bastante na construção do seu Plano de Negócio:

  1. E-book – ótimo guia para quem busca fazer um Plano de Negócios de
    sucesso de uma maneira fácil e objetiva:
    https://www.hotmart.com/product/como-fazer-plano-de-
    negocios/G731687G?ref=X18504820B
  2. Método Definitivo para Iniciar seu Negócio do Zero com conteúdo
    teórico e prático qualificado:
    https://gustavogmentor.com.br/metodo-epv-htm?ref=V20147272R
  3. Ebook – Minha Empresa MEI em Planejamento:
    https://pabrasileiro.wixsite.com/meiplanejamento?ref=L20146681F

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