Plano de Negócios – Estratégia de marketing

Olá! Estamos de volta para iniciar o desenvolvimento de mais uma etapa do Plano de Negócios, o item Marketing – Que será complementado pelas informações dos itens referente ao Mercado e Concorrência desenvolvidos no artigo anterior.

O que é um Plano de Marketing?
Um plano de Marketing é o planejamento das ações de Marketing de uma empresa a fim de alcançar um determinado objetivo. O planejamento pode ser voltado para a marca, para um produto específico ou para um serviço oferecido pela empresa.

Esse plano guiará as ações estratégicas do negócio.

Estabeleça objetivos para o seu planejamento
Nessa etapa, é preciso definir os objetivos que a empresa deseja alcançar, os quais devem estar de acordo com os valores e missão do negócio. Além disso, são esses objetivos que guiarão as estratégias de marketing.

Na hora de traçar os objetivos, é necessário ser realista, claro e direto. Alguns exemplos de objetivo são:

 Ser referência no mercado;
 Fornece um melhor atendimento;
 Garantir a satisfação dos clientes;
 Captar uma porcentagem “x” de novos clientes;
 Obter uma porcentagem “x” de lucro;
 Melhorar a campanha de divulgação do negócio.
 E então, você sabe exatamente até aonde quer que a sua empresa chegue?

Defina as estratégias de marketing

Chegou a hora de escolher as estratégias!

Essa é a parte em que você vai definir de que maneira alcançará os seus objetivos. As estratégias também lhe ajudarão a obter vantagens sobre a concorrência e a se posicionar no mercado. Mas é claro que isso só dará certo se você for criativo e adotar ações inovadoras.

Existem inúmeras opções de estratégias de marketing que podem ser usadas, desde Captação de clientes nunca é e nunca foi uma tarefa fácil. Dentro deste objetivo, pode ser classificado como uma estratégia de prospecção ativa de abordagem dentro do perfil ideal de cliente que a sua empresa definiu.

A verdade é que essa estratégia está mais presente em nosso dia a dia do que podemos perceber. Isso pode ser explicado, também, por já termos nos acostumados e assimilado com normalidade em nossas rotinas.

Marketing de atração ou seja, são realizadas ações com o intuito de atrair o potencial cliente para o seu site e, a partir dessa atração, é feito todo um trabalho de relacionamento com essa pessoa. Esse relacionamento é desempenhado por meio de conteúdo personalizado e autoral.

Esse conteúdo é uma forma de educar a audiência e potenciais clientes sobre o segmento de sua empresa, transformar sua empresa em referência em determinado assunto relacionado a seu mercado e influenciar na decisão de compra de futuros clientes.

Existe também o Marketing viral e de guerrilha que são tipos de estratégias um pouco menos comum.

Para que as ações de marketing adotadas sejam bem-feitas e assertivas, é preciso alinhá-las aos 5 P’s do Marketing (preço, praça, produto, pessoas e promoção), combinando-os simultaneamente.

Defina o cronograma de execução

Agora que você já definiu as ações a serem executadas, é necessário acompanhar de perto a sua execução a partir de um cronograma. Ele deve ser cuidadosamente elaborado, já que será o responsável pelo registro detalhado das ações e da definição do Cronograma de cada uma delas, especificando a data, quando e onde elas serão executadas.

Outros aspectos importantes a serem registrados no cronograma são os profissionais responsáveis por cada ação, a verba a ser disponibilizada, os itens a serem usados e os esforços necessário a serem levantadas.

Por exemplo: sua empresa realiza um evento para lançamento de um produto e você precisa de crachás de credenciamento para todos os funcionários. Até mesmo esses pequenos detalhes podem ser colocados no cronograma para evitar problemas de última hora e ficar um passo à frente de garantir o sucesso do evento.

Portanto, o plano de Marketing pode ser considerado uma ferramenta de gestão para a empresa se manter competitiva no mercado em que está inserida por meio de estratégias competitivas de Marketing

Desenvolvendo o Plano de Marketing

Para desenvolver um bom plano de Marketing, é preciso que a empresa conheça bem o seu mercado de atuação.

O motivo é bem simples: as decisões tomadas no plano de Marketing vão influenciar desde o planejamento até a execução das campanhas. Portanto, essas ações precisam ser condizentes com a situação atual do mercado, com as tendências para o futuro e com a forma como a sua empresa se posiciona nele.

Pense no plano de Marketing como um guia de crescimento de mercado.

Basicamente, qualquer que seja o seu objetivo principal, a sua empresa sempre deve aumentar a participação no mercado como uma consequência da utilização do plano.

Entendendo melhor um plano de Marketing

É importante entender que esse plano representa o posicionamento da sua empresa, porque ele precisa estar de acordo com a visão, a missão, os valores e os objetivos dela.

Ele é a vitrine das ações do seu negócio, uma amostra do que está por vir. Portanto, precisa ser muito bom!

Caso você tenha interesse em se aprofundar mais no tema, seguem
links que podem ajudar bastante na construção do seu Plano de Negócio:

 E-book – ótimo guia para quem busca fazer um Plano de Negócios de
sucesso de uma maneira fácil e objetiva:
https://www.hotmart.com/product/como-fazer-plano-de- negocios/G731687G?ref=X18504820B

 Método Definitivo para Iniciar seu Negócio do Zero com conteúdo
teórico e prático qualificado:
https://gustavogmentor.com.br/metodo-epv-htm?ref=V20147272R

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